Cada lar era como uma igreja e em frente de cada casa, ao invés de lixo, havia um lugar especial semelhante a uma capelinha. Esse lugar tinha uma função especial, pois era onde as pessoas colocavam, cuidadosamente, toda a comida que não fora consumida naquele dia, nada era jogado fora e nada podia ficar para o outro dia.. Nessa cidade, cada dona de casa que preparava a ceia, "separava uma porção especial para os pobres".
Cada um dava o dizimo de toda comida, naquele dia e, assim, não havia mais fome porque a pessoa que não tinha o que comer , podia ir até o local e pegar a melhor ceia de Natal para si e para a sua família, e não mais se escutavam choros de fome..
Em todos os restaurantes, antes de serem fechados, o proprietário mandava fazer pacotes especiais com o alimento para aqueles que não podiam comprar.
Os empresários, políticos e outras pessoas que sentiam que tinham sido bem sucedidos naquele ano, distribuíam parte de suas rendas e de suas propriedades para aqueles que não tinham.
Todos os que não conseguiram pagar suas prestações ou estavam devendo para alguém, eram perdoados e suas dívidas quitadas.
Os líderes religiosos dispensaram o povo e naquela noite disseram: "Hoje o culto será diferente. Que cada um saia e procure uma família carente e lá entregue a sua oferta e fale de Amor e mostre o Cristo-Pão para essa família".
E até as crianças levavam brinquedos, roupas usadas e material escolar que usaram no ano que passou.
Nesse cenário de paz e fraternidade, já não havia mais brigas religiosas nem disputas, pois, todos praticavam, o que Cristo ensinou, que é enxergar os necessitados e acolher as suas necessidades.
E depois que todas as pessoas assumiram a sua missão de ajudar o próximo, ao final de suas vidas terrenas, chegavam ao céu onde eram recebidas por Jesus que lhes dizia:
"Vinde benditos de meu Pai, possui por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo, porque tive fome e me destes o que comer, pois quando fizeste o bem a um destes pequeninos irmãos, era a mim que o fazias (Mt 25:35 -40)."
Sonho de um menino que dormiu com fome na noite de natal...
Vamos refletir sobre esse sonho, que poderia ser o sonho de qualquer um dos muitos meninos que vão dormir com fome numa noite de Natal, bem perto das nossas casas.
E ao refletir sobre esse sonho, me movo em direção a Jesus Cristo, buscando de alguma forma, poder fazer com que ao menos algumas crianças tenham uma noite de Natal feliz, ou que possam pelo menos nesse dia, dormir sem fome.
Pr Joel Engel
Nenhum comentário:
Postar um comentário